Índice
Abertura de MEI: Como fazer e tire as principais dúvidas sobre o assunto
Aprenda a fazer abertura de MEI de forma descomplicada em nosso tutorial
Você já pensou em fazer a abertura de MEI e não sabe por onde começar? Tem dúvidas sobre o procedimento? Então, esse artigo é para você!
Neste artigo, mostraremos como fazer a abertura de MEI e iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira.
O que é MEI?
MEI, ou Microempreendedor Individual é uma categoria jurídica criada para facilitar a formalização de profissionais autônomos. O faturamento anual do MEI pode ser de até
R$ 81 mil
Além disso, o MEI é enquadrado no Simples Nacional. Esse é um regime tributário, que permite o pagamento de apenas um imposto mensal, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que varia de acordo com o tipo de atividade exercida.
Além disso, o MEI tem direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros, desde que esteja em dia com o pagamento do DAS e cumpra os requisitos mínimos exigidos pela lei.
Quem pode ser MEI?
Para ser MEI, é preciso atender às seguintes condições:
- Exercer uma das atividades econômicas previstas no Portal do Empreendedor. São mais de 450 ocupações permitidas, que abrangem diversos segmentos, como artesanato, beleza, alimentação, educação, saúde, transporte, turismo, entre outros;
- Ter faturamento limitado a R$ 81 mil por ano;
- Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
- Contratar, no máximo, um empregado que receba o piso da categoria ou um salário-mínimo.
Como fazer a abertura de MEI?
O processo de abertura de MEI é simples, rápido e gratuito. Você pode fazer tudo pela internet, sem precisar ir a nenhum órgão público. Veja o passo a passo:
- Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Quero ser” e depois em “Formalize-se”;
- Informe a sua conta de acesso ao gov.br;
- Preencha o formulário de inscrição de MEI com os seus dados pessoais (RG, dados de contato e endereço residencial) e os dados do seu negócio (tipo de atividade econômica, forma de atuação e local onde o negócio é realizado);
- Finalize o processo e imprima o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que contém o seu CNPJ.
Pronto! Você já é um MEI formalizado e pode começar a usufruir dos benefícios desta categoria.
Mas, lembre-se: você também tem algumas obrigações, como emitir notas fiscais, manter um controle mensal do seu faturamento, declarar o seu rendimento anual (DASN-Simei) e pagar o DAS em dia.
A Abertura de MEI é a chave para seu sucesso
A abertura de MEI é uma ótima oportunidade para quem quer empreender de forma legalizada, simples e vantajosa. Com a formalização, você pode ter mais segurança, credibilidade e acesso a benefícios que podem fazer a diferença no seu negócio.
E se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda, conte com a Contabilize para te ajudar. Temos uma equipe especializada que pode te auxiliar da melhor forma.
Sendo assim, não perca tempo e conte com a gente para te ajudar!